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2 de fev. de 2013

ORGANIZANDO MINHA ROTINA ESCOLAR

ORGANIZANDO MINHA ROTINA
ESCOLAR

Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo
mar desconhecido, em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
 Brota das profundezas da terra. Como mestre
só posso então lhe dizer uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
(Rubem Alves).

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão
com esta aula:
· Participar da construção da rotina de trabalho da turma.
· Registrar através da escrita e do desenho a rotina de
trabalho da turma.
· Utilizar o conhecimento que dispõe sobre o nosso
sistema de escrita para registrar a rotina de trabalho
da turma.
· Utilizar-se das estratégias de antecipação, seleção,
inferência, verificação e/ou decodificação para ler a rotina
de trabalho da turma.
Duração das atividades

As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas
durante uma semana em aulas com duração de 50 minutos
- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
- Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 – Criando símbolos para a rotina da sala
1° momento – O professor inicia a aula conversando com

as crianças sobre as atividades que a turma costuma
realizar na escola. Durante a conversa, é importante
que o grupo perceba em que local da escola essas
atividades são realizadas e, também, em que momentos
elas acontecem - antes ou depois do lanche
(marcador do tempo). No decorrer da conversa o
professor afixa um papel grande no quadro ou
lousa e vai registrando, por meio da escrita, os momentos
da rotina falados pelas crianças.
* Lavar as mãos e beber água;
* Roda Inicial e atividades na mesa;
* jogos, Faz de Conta;
* Lavar as mãos antes do lanche;
* Parque;
* Relachamento;
*Roda da história;
*Brinquedoteca;
*Biblioteca;
*Educação Física;
* Culinária;
*Sala de multimídia;
* Roda Final;
*Ir para cada;
Momento – Durante a conversa o professor propõe
as crianças pensar símbolos para representar cada momento
da rotina de trabalho da turma. O professor sugere alguns
desenhos e faz questionamentos para ajudar as crianças a
pensarem em outros:


· Pessoal que tal uma mão e um copo para representar o momento
de lavar as mãos e beber água?
· Qual o nome da biblioteca da nossa escola?
· O que vocês acham de desenharmos a cartola do Visconde
para representar o momento de irmos para a biblioteca.
· Como a gente se organiza na hora da história?
· Todo mundo fica sentado no chão?
· O que fazemos ao funal do dia?
3° momento – À medida que a turma for definindo o símbolo,
o professor vai desenhando no papel em que escreveu os momentos
da rotina, como no exemplo abaixo:
ATIVIDADE 2 – Registrando a rotina usando os
símbolos criados pela turma
1° momento – Na roda inicial, o professor começa a
aula apresentando para a turma cartelas contendo os símbolos
de cada momento da rotina pensados pelo grupo.
COLOCAR EXEMPLO (FOTO)
À medida que as crianças forem identificando o momento que os
desenhos representam, o professor vai organizando-as em fileiras no chão.
Em seguida registra na lousa/quadro, por meio da escrita, a rotina para
aquele dia de trabalho da turma. Neste registro, ele escreve o nome do
momento da rotina e lê, solicitando que as crianças identifiquem qual a
cartela que o representa para ser colada no registro.
2° momento – O professor solicita às crianças que realizem
a seguinte atividade:
COLOCAR FOTO
ATIVIDADE 3 – Lendo a rotina para identificar seus símbolos
1° momento – O professor traz para a roda as cartelas com
os desenhos dos momentos da rotina e dispõe em fileiras no chão.
Em seguida fala o nome de um dos momentos e pede ao grupo que
encontre a cartela com a descrição deste momento, por exemplo se
disser roda de história e apontar o desenho deste momento, as crianças
deverão procurar nas cartelas espalhadas a frase que indica este
momento. Durante esta atividade o professor pode estabelecer o
seguinte diálogo com a turma:
" Pessoal eu vou falar o nome de um dos momentos da rotina e
quem souber onde está a cartela pega para me entregar."


Eu quero saber onde está à cartela LAVAR AS MÃOS.

Vou dar uma dica para ajudar vocês a encontrar. Olha só, LAVAR AS MÃOS começa com que letra?

Isso com a letra L!

Mas, quantas cartelas nós temos com essa letra? É verdade nós temos três cartelas. Então, em qual dessas cartelas está escrito LAVAR AS MÃOS?

Neste momento o professor coloca as três cartelas juntas e continua questionando a turma:

Vocês acham que para escrever lavar as mãos a gente precisa de muitas ou poucas letras?

Tem alguma cartela com poucas letras? Qual?

O que será que está escrito nesta cartela? Porque vocês acham que é lanchar?

Ah, então LAVAR AS MÃOS pode está escrito em uma dessas duas cartelas. Vou fazer uma coisa para ajudar vocês. Olha só, vocês falaram que a palavra LAVAR começa com a letra L. Agora eu quero saber com que letra ela acaba? Mas se fosse com A letra ficava LAVA. A gente tá procurando LAVAR que termina com o som AR. Para o A ficar com esse som precisa ter um R depois dele.

Neste momento o professor aponta a letra R na palavra LAVAR das duas cartelas. Agora que já sabemos onde está escrito LAVAR precisamos descobrir onde está escrito AS MÃOS.

AS começa com que letra? Mas para ficar AS depois do A tem que vir qual letra?

Apontando para as cartelas o professor comenta:

Então até aqui está escrito AS. Agora precisamos descobrir a palavra MÃOS. Ela começa com a mesmas letra dos nomes de MANOEL e MALU.

Isso mesmo, a letra M. Nessas cartelas onde tem uma palavra com a letra M?

Apontando para a cartela o professor confirma: Isso mesmo gente elas estão escritas aqui. A palavra MÃO começa com M e acaba com qual letra? Se fosse MÃO, que som a gente escutaria no final?

Isso mesmo, o som O. E para ficar OS que letra a gente precisa colocar?

É verdade a letra S (aponta o S nas duas cartela).

Para escrever LAVAR AS MÃOS precisa colocar mais alguma palavra depois de MÃOS?

Mas olha só nessa cartela aqui (LAVAR AS MÃO E BEBER ÁGUA) tem mais letras depois da palavra MÃOS. Então em qual das duas cartelas está escrito LAVAR AS MÃOS?

Muito bem! Olha só, com a minha ajuda vocês conseguiram ler a cartela. Mas o que será que está escrito nesta outra cartela depois da palavra MÃOS?

Muito bem pessoal! É isso mesmo LAVAR AS MÃO E BEBER ÁGUA.


O professor prossegue na leitura das cartelas usando esse mesmo procedimento.
2° momento – Concluída a leitura das cartelas o professor organiza
as crianças em duplas para realizarem a seguinte tarefa:



NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - CAp/UFRN
NATAL ________/_______/2010 TURMA 3B
NOME _______________________________________

ATIVIDADE DE SALA

COM A AJUDA DE SEU COLEGA DESCUBRA O ESPAÇO EM QUE DEVE SER COLADO OS DESENHOS DOS MOMENTOS DA NOSSA ROTINA:




colocar imagem da atividade (foto)
Para participarem da tarefa cada dupla recebe
uma folha contendo a tabela com a escrita dos momentos da rotina e os desenhos de cada
momento. Durante a atividade o professor
vai passando pelas duplas observando como procedem na leitura, solicitando que leiam acompanhando com o dedo, tendo cuidado
para que o dedo acompanhe o que o olho
vê e o que a boca fala. Ao chegar junto a
uma dupla que já realizou a leitura, o professor
pode questionar a respeito de como fizeram
para descobrir o que estava escrito. Pode
também aproveitar este momento para
solicitar que as crianças indiquem onde
se encontra alguma palavra do texto,
indagando-as como sabem que naquela
parte está escrita a palavra indicada



 

Um comentário:

Lorena disse...

Gostei desse post, vou indicar para o colegio zona norte SP, vão gostar muito bastante desse blog, ótimo assunto abordado, recomendo fortemente

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